segunda-feira, 12 de março de 2007

Voltar a Respirar


As coisas andam complicadas! As mudanças não se consolidam. A mente anda cansada, eu ando cansado... sinto que estou a atingir o limite...

Soluções?... Bem... resolvi tirar uns dias e voltar a treinar.

Ao primeiro dia 50 km... calmos... muito calmos... média de 21 km/h... senti-me preso e sem ritmo... pudera... tanto tempo sem pedalar e o vento também não ajudou...

Ao segundo dia 70 km... voltei a percorrer aquela estradinha que tanto gosto... a que nos leva até Manteigas pelo vale do Zêzere passando por Valhelhas, Vale de Amoreira e Sameiro... Ainda me senti pesado e sem ritmo... a forma não aparece assim tão depressa quanto a minha ansiedade.

Ao terceiro dia o dilúvio... 60 km dos quais 30 sob chuva intensa... gelaram-me os pés (com tanta água estavas à espera de quê?), ensopei as pernas e cheguei encharcadissímo.

Ao quarto dia o vento incessante... rajadas fortes... que têm a particularidade de andares a 30 km/h e depois, num ápice, reduzirem o teu andamento drasticamente para só veres um dígito no conta kilómetros... por duas ou três vezes ia indo ao chão... na ponte sobre o Zêzere (junto ao Souto Alto) andei de "lado"... é engraçado como nos conseguimos equilibrar sobre 2,3 cm de pneu...

Ao quinto dia a pausa...

Ao sexto dia senti-me diferente... as pernas já responderam melhor... fui até ao alto das Pedras Lavradas... 90 km em ritmo moderado a suave... apanhei o vento contra nos ultimos 15 km mas nada que não se ultrapassasse...

Ao sétimo dia... 70 km sem forçar... voltei até Manteigas... e no regresso com a ajuda de um camião e do vento a favor até fiz uma boa média... Nesse dia fui festejar os anos da minha melhor amiga... estive uma série de horas em pé... claro... eram 4 da matina e já não sentia as pernas... o ácido láctico estava a fazer das suas... pelo que ontem não andei....

(Observação: As noites andam decadentes!)

E hoje?... hoje fiz 110 km... já me senti com um pouquinho mais de ritmo... subi as Penhas Douradas... 1 hora e 9 minutos... frequência cardíaca média de 144 pulsações por minuto... não está mau... mas ainda me falta treinar muito... Adoro fazer esta subida... não é tão dura como as outras da Serra da Estrela e a paisagem é deslumbrante... aconselho vivamente... nem que seja de carro...

Sei que estou no inicio duma caminhada... e a experiência diz-me que não se ganha forma assim de um dia para o outro... duma semana para outra... é preciso tempo, é necessário saber esperar... mas já me começo a sentir mais vivo... mais solto... mais liberto...

Voltei a respirar!


Sem comentários: