quarta-feira, 28 de maio de 2008

Gasolina... Diesel...


Impostos: Receita com combustíveis continua a aumentar, apesar da descida do consumo

28 Mai (Lusa) : O Estado continua a aumentar as receitas fiscais com a venda de combustíveis, com a subida do encaixe com o IVA a compensar as perdas no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), admitiu hoje o ministro das Finanças.


Alguém me consegue explicar o que se passa neste mundo doido?

O mais engraçado disto tudo é que nos tornámos dependentes do petróleo… totalmente… e agora alguém se lembrou de começar a lucrar com isto… os lucros deviam ser escassos…

Quando comprei o meu primeiro carro a diesel o preço do Gasóleo cifrava-se nos 65$... sim.. ainda sou da altura dos cifrões… ou seja € 0,36… e isto foi (apenas) em 2001…

Em sete anos o preço do gasóleo aumentou 3,88 vezes mais… isto é, por arredondamentos… 4 vezes mais!
Sim! 4 vezes mais… ainda não fizeram as contas? Eu já!

Por este andar não demora muito a ir de bicicleta para o trabalho… assim, respirarei melhor o ar da manhã.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

De tolo e louco todos temos um pouco




Passados mais de 6 meses das minhas aventuras por terras espanholas e inglesas acho que chegou finalmente a hora de mostrar aqui duas fotos emblemáticas daqueles dias em que vivi uma das melhores experiências de toda a minha vida.


Acredito que cada ser humano, um dia, deva percorrer um caminho que lhe faça sentir algo mais profundo do que o simples arrastar da melancolia tradicional. Eu senti esse chamamento.


Talvez ele tenha acontecido numa altura da minha vida que fosse propício a tal desiderato. Mas a verdade é que senti uma vontade enorme em partir... em aventurar-me... em arriscar... em respirar mais e melhor.


As jornadas fazem-se ao sabor dos nossos sentimentos... e só se faz caminho, andando!


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Os rebentos - "Homenagem" às nossas mães....

Creio que Deus nos colocou neste mundo para sermos felizes. E existem várias formas de poder ser feliz.

Em toda a minha existência sempre tive consciência dos sacrifícios que meus pais fizeram para me dar uma educação exemplar, me tratar com o carinho necessário ( e não exacerbado), me dotar dos bens necessários ( e não os supérfulos) e de me fazer sentir feliz com o amor que me era dado.

Creio que a felicidade suprema reside no facto de amar e ser amado.

Neste simples "post" homenageio todas as mães e em particular uma muito especial com quem tive o prazer de trabalhar durante 2 anos.



ahhh... e esta "maezinha" já vai em 2 rebentos...

Que elas (são duas meninas) respirem com toda a vontade própria das crianças...



Parabens!

sábado, 15 de dezembro de 2007

"Respirar o Natal"



Nestes dias que se avizinham já é notória a azáfama característica do NATAL. Ou devo dizer… a azáfama aos Shoppings, hipermercados, lojas e afins.
Obviamente que o NATAL é muito mais do que aquilo que poderemos ver nestes dias. Mas isso seria um tema muito longo digno, quiçá, de alguma tese de Teologia.
O objectivo deste blog não passa por longas e demoradas explanações de temas com dificuldade elevada de dissertação.

A principal razão que me leva a escrever hoje estas linhas prende-se, essencialmente, por achar que nestes dias se RESPIRA DIFERENTE!

E afirmo-o com a convicção que até as pessoas que nos parecem hediondas nos desejam um “Bom Natal”. Será que só nesta quadra festiva nos lembramos que somos apenas mais um grãozinho de areia numa longínqua praia… como tantos outros a nosso lado?

Será que os ARES DE NATAL nos levam a meditar melhor remetendo-nos à significância da vida humana?

Mas não posso deixar de dizer que nos tempos que se avizinham corremos o risco de acontecer algo inimaginável ao NATAL. Vejamos o seguinte cenário:

Os Reis Magos lançaram uma OPA sobre a manjedoura e esta foi retirada do estábulo até decisão governamental.

Os camelos estão no governo.

Os cordeirinhos estão tão magros e tão feios que não podem ser exibidos.

A vaca está louca e não se segura nas patas, aliado ao facto de não se poder mugi-la em virtude das restrições à produção de leite oriundas da UE.

O burro está na Escola Básica a dar aulas de substituição ou a aproveitar as benesses das “novas oportunidades” ou ainda na Universidade através do programa “mais 23”.

Nossa Senhora e São José foram chamados à Escola para avaliar o burro ou a trabalhar horas extarordinárias para conseguir pagar o valor das propinas.
O musgo verdejante do presépio deu origem a um pasto amarelon em virtude das secas provocadas pelo aquecimento global.

Não corre água no presépio porque não pode ser desperdiçada não se tendo ainda descoberto um mecanismo de a reciclar.
A estrelinha de Belém perdeu o brilho porque o Menino Jesus não tem tempo para olhar para ela.

O Menino Jesus está no Politeama em actividades de enriquecimento curricular e o tribunal de Coimbra ordenou a sua entrega imediata ao pai biológico.

A ASAE fechou temporariamente o estábulo pela falta da manjedoura e sobretudo até serem corrigidas as péssimas condições higiénicas do estábulo, de acordo com as normas da UE.

(Um pouco de humor também nunca fez mal a ninguém)

Será que o referido anteriormente não vos faz relembrar algo muito real?

Não tenho solução para tantas respostas mas… para mim o Natal é tão especial que não consigo relatar as sensações que me percorrem o íntimo do meu ser.

Recordo com saudade o sabor das couves e do bacalhau comido na quinta de meu avô em frente ao lume feito no chão da cozinha… (ainda não sei bem porquê mas neste dia até o bacalhau e as couves me sabem diferente)
Recordo a alegria estampada nas faces das minhas avozinhas em ver tantos netos reunidos.
Recordo com admiração o empenho com que minha mãe e minhas tias preparavam a mesa e a comida.
Recordo também a “Fogueira” (Madeiro) da minha terrinha…

E que dia 24… estas recordações sejam realidade.

Antecipadamente desejo a todos os (poucos) leitores deste meu blog… UM SANTO E FELIZ NATAL!

E que nestes dias se atrevam a RESPIRAR O NATAL!


terça-feira, 20 de novembro de 2007

Serão os Homens do Passado que definem o Futuro?

Desta vez vou falar de mim... oppsss... pois.... também tenho direito a elaborar uma "pequena" retrospectiva sobre algo que me acontece(u).
Resolvi voltar a matricular-me no ensino superior passados 7 anos de o ter abandonado. Confesso que apesar da minha profissão me "obrigar" a estudar e estar constantemente mergulhado em diplomas legislativos as exigências Universitárias são diferentes. Não digo que seja mais ou menos difícil... mas as diferenças existem...
O que não posso deixar de comentar é o facto de que após tantos anos julguei encontrar uma Universidade diferente. Erro meu. O passado persiste... nem que seja porque os "cadeirões" que me faltam fazer são dados pelo mesmo professor que me deu aulas há mais de 10 anos... e os testes continuam "intragáveis"...
Confesso também que nada me move contra aquele Professor. Até pelo contrário, tenho a certeza que é um dos que sabe o que diz e tive a "sorte" de fazer uma outra cadeira com ele no longíquo ano de 1998 e os testes não eram assim...
Mas.. passados tantos anos... na minha ingenuidade julguei que as "coisas" tivessem progredido noutro sentido.
Ahhh... afinal a progressão já sei onde existe! Está no valor das propinas. Essas sim progrediram... e num aumento superior a 1000% (não me enganei... são mesmo 1000%).
Oxalá o Sr. Licenciado em Engenharia que "governa" este país tivesse aumentado o meu salário, nestes 7 anos, assim....